Caros amigos,

Sabcorreiaatrabalharemos que muito há a fazer, mas sobretudo é necessário clarificar as atribuições e as competências próprias das freguesias, para que se possa garantir ao seu exercício meios financeiros adequados. As propostas de alteração à Lei das Finanças Locais terão que possibilitar às freguesias um maior crescimento, um crescimento real e adequado aos recursos financeiros, de maneira a permitir não só uma maior intervenção político-social junto das nossas populações, mas também permitir ultrapassar as exigências do mundo actual.

Embora as correntes de informação sejam, actualmente, muito diversificadas, o cidadão do interior, do mundo rural, sente-se mais afastado dos vários níveis da administração, da actualidade e do mundo em constante mutação.

Perante este alheamento, esta complexidade, e com persitsência, a nossa freguesia tem uma acção e um papel muito importante a desempenhar encurtando distâncias e apostando nas novas tecnologias, de maneira a poder afirmar-se não só como o poder local mais importante e como o governo de proximidade junto da população, mas também como o elemento fundamental na consolidação da democracia e do exercício quotidiano da cidadania. Neste sentido a Junta de Freguesia, mesmo sem os recursos adequados, tem desenvolvido, desde o início do seu mandato, uma linha de trabalho de desenvolvimento e de reformulação, que aponta para a modernização dos seus serviços, procurando sempre estar mais próxima dos seus munícipes.

Assim, foi criado o nosso website, o site da Junta de Freguesia de Montargil, que permite a todos estar em contacto permanente com a Freguesia, de uma forma cómoda e de um modo quase instantâneo. Pretendemos levar a Junta de Freguesia a toda a população através da rede global de comunicação digital, internet, onde teremos ao nosso dispor e poderemos encontrar todo um conjunto da mais diversificada informação relativa à autarquia e à freguesia de Montargil, dirigida aos seus residentes e a todos os que nos visitam e querem conhecer a nossa comunidade.

No século XXI procuramos estar na vanguarda e apostamos nas novas tecnologias, onde tudo corre depresssa, para, cada vez melhor e com prontidão, servirmos a Freguesia de Montargil.

Bem vindos à nossa Freguesia. Um abraço,

O Presidente da Junta de Freguesia de Montargil
António Correia Constantino