Mercado Livre: Tarifa Social de Luz e Gás Natural aplicado automáticamente na fatura

 

O que é a tarifa social de luz e gás?

Os consumidores de luz e gás natural com menos recursos económicos, têm direito a beneficiar de uma tarifa social na eletricidade e no gás.

Ao contrário do que acontecia até 2017, todas as companhias de luz e gás, seja EDP ou não,  terão de aplicar o desconto automaticamente na fatura dos clientes elegiveis para beneficiar deste apoio social.

Qual o desconto da tarifa social?

 O objetivo da tarifa social da energia, é de poupar na fatura da luz e do gás através da aplicação de um desconto de 33,8% na luz e de 31,2% no gás. A estes podem ser acumulados os descontos comerciais oferecidos pelas companhias de energia. Apesar de a atribuição ser automática, já que a segurança social comunica internamente se o consumidor é elegivel, muitos consumidores ainda não estão a beneficiar da proposta.

Nestes casos, e sempre que se aplique, os próprios consumidores deverão contactar com a empresa que lhe presta o serviço e solicitar a ativação do mesmo, de forma presencial, telefone ou internet  no site da companhia elétrica.

Tarifa Social no gás de botija

Está em curso, a aplicação de uma tarifa social no gás de botija, denominada de tarifa solidária, de forma a criar maior igualdade para com os clientes de gás natural. Decorre um projeto piloto, decretado pelo Governo, que conta com a participação de dez municipios e se espera candidaturas das empresas gás.

 

 
Unable to get map center coordinates, please verify your location! (Montargil, PT)